Páginas

Achei na net: Yarny

Eu digo que sou uma pseudoescritora porque tenho muitas ideias e pouco tempo para colocá-las no papel de forma apropriada. Nunca consigo terminar minhas histórias, e isso já é ponto pacífico nessa minha jornada de escrita. O fato é que tenho umas manias esquisitas quando vou escrever. Por exemplo, preciso gostar da fonte que to usando, e também gosto de uma tela limpa, sem muitas distrações. 
Um dia desses, procurando um lugar que não fosse o word pra escrever uma trama familiar que brotou na minha cabeça (eu jogo RPG), eu encontrei um editor on-line super legal, que até publica em formato ebook lindo e prontinho pra você. Chama-se Yarny.


Pontos positivos:

A simplicidade do site já me conquistou. Primeiro que eu não precisei ter que passar por um cadastro chato, pude ir direto escrever e, depois, se eu quisesse podia me cadastrar. Além disso, quando me cadastrei, foi super rápido, sem muitas perguntas chatas e sem ter que ir em e-mail de confirmação e coisas desse tipo. Agora, embora o layout seja simples, ele dá mesmo pro gasto. Trabalha com snippets (trechos) de escrita, que você pode colocar tags pra facilitar na procura ou também arranjar em grupos. Além de ter snippets específicos para personagens, lugares e/ou alguma ideia que você tem, que são importantes pro texto, mas não se configuram dentro dele. 
Ele explica tudinho quando você abre a página inicial, e você pode exportar seu arquivo para Rich Text Format, se quiser. Ou então até mesmo em formato pronto de ebook! Ele também tem um programa de metas, em que você coloca quantas palavras você quer escrever e coisas assim, e uma opção de textura/visualização que pode ser a clara-padrão, ou escura, ou ainda outras se você assinar prêmio. Agora, o mais legal mesmo é que quando você tá escrevendo, tudo some, ficando somente a tela do "papel". E por último, mas não menos importante pra mim, a fonte é legalzinha.

Pontos negativos:

Eu só não consegui encontrar como escreve justificado, isso é, se tem essa possibilidade, mas até que não é um fator que me deixa muito neurada, embora incomode. Outro ponto também é que o Yarny é em inglês, então pode ser inacessível para algumas pessoas, infelizmente. E algo que pode ser negativo é que ele não tem a opção de compartilhar pra visualizar como o google docs tem, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante pra mim! :)