Páginas

Dica de organização #1 - Tenha uma agenda!


Em primeiro lugar eu digo que sou uma verdadeira bagunceira. Daquelas que onde se apoia sai largando as coisas e depois fica que nem uma louca procurando por elas. E enquanto eu sofro com a perda de memória e tempo tentando viver na bagunça, quem mora comigo sofre em ter que lidar com bagunça alheia todo dia. Já faz um tempo que eu comecei a encarar as coisas de uma outra forma, encarar os atos bagunceiros como uma espécie de falta de educação. E sabe o quê? É isso mesmo. Somos bagunceiros porque somos mal educados no que tange a organizar nossas coisas e mantê-las assim. 
Os fatores podem ser vários, mas o principal sempre é preguiça, logo seguido da falta-de-tempo. Mas olha só, não é um saco ter que ficar procurando coisas? Não dá preguiça e não faz a gente perder tempo? Quando comecei a ver as coisas dessa forma (por pressão externa, é claro), foi aí que comecei a tentar organizar minha vida. Faço duas graduações + estágio, tenho o blog, gosto de ver animes/vídeos e ainda jogo RPG! Eu realmente preciso de tempo para poder me dedicar a todas essas coisas, e descobri (e isso não é nenhuma novidade) que se me organizar, consigo tempo pra tudo e ainda me sinto menos exausta.
Pensando nisso eu decidi compartilhar essa minha jornada de organização com vocês através de dicas ao longo do tempo. E a primeira dica é: tenha uma agenda!


Eu nunca gostei de agendas porque me irritava aquele monte de papel desperdiçado com datas em que não tinha nada para escrever ou que já haviam passado. Foi então que decidi comprar um caderninho de capa dura sem pauta (até porque foi amor à primeira vista) e comecei a usá-lo como agenda, eu mesma ia pondo as datas, e usando as folhas para o que eu quisesse: lista, lembretes, trechos de livros e coisas assim. Usando a agenda eu descobri um dos meus maiores vícios: Fazer listas. E como eu levava a agenda pra todo lugar (porque ela é pequena), eu vivia de olho na lista e cada vez isso me dava mais e mais vontade de tentar cumprir todos os itens. Então virou uma espécie de mania criar uma lista de coisas para fazer durante uma semana e ir riscando item por item das coisas já feitas. Se minha produtividade aumentou? Vocês não tem ideia!



Hoje, pra não me perder, eu divido a agenda em categorias:
  • Geral - Coisas da vida pessoal, faculdade, etc.
  • RPG - Coisas do jogo como personagens, ideias de tramas, quem tenho que jogar...
  • Blog - Ideias de posts, blogs que eu tenho que comentar, projetos que eu participo, tags...
Agora essa é uma dica que só funciona se você, de fato, usar a agenda como sua melhor amiga. Levá-la onde for, anotar tudo nela, e claro, organizar as coisas lá dentro pra não virar um amontoado de escrituras aleatórias que só vai acabar te deixando mais perdido e confuso. Aí vão algumas dicas para a organização interna da agenda:





No mais é isso! Espero que vocês tenham gostado!

7 comentários:

  1. Adorei a dica, já usei agenda e até gosto bastante mas fazem dois anos que não compro. Vou procurar e comprar uma para conseguir me organizar melhor.

    FB | VAN | http://vanvariedades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu amo agendas, atualmente estou com duas, uma de bolso que eu anoto aleatoriamente as coisas e quando chego em casa organizo toda a semana com blog, faculdade e coisas que tenho que fazer. ainda tenho um caderno pro blog pra ideias e tals e um bloco de anotação kkk.

    abraços,
    www.oquefaltou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho um problema sério com agendas, não consigo termina-las, logo começo a pular dias. Em semanas muito ocupadas, acabo não escrevendo nada. Estou usando uma planner para facilitar minha vida com as datas.
    Também adoro fazer listas, mas agora tenho um aplicativo que divide minhas lista por cor, larguei um pouco do papel.

    http://www.faltouacucar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse ano eu tomei vergonha na cara e comprei uma agenda, e já posso vê a diferença, em como é bom ser organizada rsrsrs.
    FB

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas para quem ainda não tem uma agenda. Eu já tenho a minha e utilizo dessas suas dicas. É muito bom, não me perco mais em nada.

    Beijos,
    http://diariodasquatro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Todo ano eu compro agenda, até o ano passado eu só usava a agenda até o mês de março depois esquecia que ela existia rsrsr
    esse ano vou ser mais disciplinada, ainda mais agora com o Blog.

    Valeu as dias

    beijos

    FB - http://www.blogmacadoamor.com.br/

    ResponderExcluir
  7. As últimas dicas são as melhores, apesar de fazer uso da agenda nunca fui do tipo que separava os itens por tópico e eliminava o que já tinha feito...

    Fb - Giovana por Giovana - www.giovanaporgiovana.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante pra mim! :)