Páginas

Eslováquia! Eslováquia?

Sobre copa e outras coisas - Parte II



E Itália foi eliminada. A grande, poderosa, tetracampeã, foi eliminada por um país que recentemente adquiriu sua independência. Pra ver como futebol é uma outra realidade, não? A Eslováquia é um país situado na europa central, o que significa que pertenceu a extinta URSS, e até muito tempo depois da fragmentação do bloco socialista (desculpem socialistas, mas a URSS FOI SOCIALISTA SIM) era mais conhecido como Tcheoslováquia. Mas como um casal que se separa, cada um foi para o seu canto e então surgiu a República Tcheca e a dita Eslováquia. Separam-se por que com o ruimento da URSS, as economias e políticas tornaram-se divergentes, a parte Tcheca iniciou privatizações e sua economia era mais de mercado e industrializada, por outro lado a Eslováquia era mais agrária e extrativista, felizmente, ao contrário de muitos, os conflitos étnico-religiosos não estavam presentes ali, tendo sido uma divisão pacífica - muito conhecida como Revolução de Veludo. A capital da Eslováquia é Bratislava, são em torno de 5 milhões de habitantes no país, a economia tornou-se mais estável quando ingressaram na UE; maioria da população eslava, com um espaço para os húngaros e prega a liberdade religiosa.

Não sei por que fui pesquisar Esloválquia. Ou melhor, eu sei, é por que o que é eslováquia? Itália nós sabemos, somos obrigados a engolir a história italiana quase inteira durante nossa vida acadêmica.  Enfim, mais tarde escrevo mais coisas, sobre outras coisas.

2 comentários:

  1. gostei do testo :D muito bem escrito, parabéns. bjbj ;@

    ResponderExcluir
  2. Explicou bem, ficou interessante, bem-fundado e não me cansou. Mas só pra constar, a Itália teve um gol no final injustamente anulado, gol que deria dado à Itália o empate e a classificação. Sim, eu assisti xD Valeu por me convencer. Pude me permitir assistir. Aliás, deve ter jogo agora! E amanhã vou torcer pelo Japão \o/

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante pra mim! :)