Páginas

Curiosidades do dia: Fanfics

Você sabe o que é uma Fanfic? 


 Então, eu resolvi estrear uma espécie de coluna no blog. A cada semana - se as coisas forem um ritmo previsível, claro - eu vou comentar sobre alguma coisa divertida, intrigante e/ou viciante seja do mundo virtual ou do real. Hoje, o tema é Fanfic, e a escolha é simples: eu amo isso. Foi o que me prendeu na internet, o que me ligou nesse mundo e incentivou minha escrita.
Fanfic, na verdade, é uma abreviação do termo em inglês: "Fan Fiction" que traduzindo-se é algo como Ficção de fãs. O que acontece é que você, por exemplo, tem um filme, livro, personagem, celebridade, música ou até pintura dentre outros, algo que você é muito fã, e decide escrever sobre isso. A fanfic nada mais é do a criação de contos ou histórias das coisas que as pessoas são fãs, fazendo do seu próprio jeito, moldando a história original ao seu gosto. Massivamente, as fanfics mais escritas são de animes ou mangás (desenhos ou quadrinhos japoneses), de bandas musicais, de livros, de filmes e séries de tv.
Com a internet as fanfics tiveram um boom, e o surgimento de sites específicos para essas publicações cresceu, alguns gerais como o Fanfiction.net ou o Fanfic Obsession, e outros mais restritos como o Floreios e Borrões, que é apenas de Harry Potter. Nesses sites as pessoas podem fazer o upload das suas criações para que os outros possam ler e comentar, é uma forma rica de democratização da leitura e expansão da escrita, além de um estimulante para ambos.
Existem variações e classificações de Fancfics, quanto a gênero, quanto a faixa etária e principalmente quanto ao tipo de Fanfic que são bem distintas. Tem-se fanfics tipo Crossovers, que mesclam universos diferentes numa história só, por exemplo uma fanfic de Superman com McFly, que tal? Existem as fanfics Fluffy, que são aqueles romances beem açucarados e fofinhos, do tipo que dá dor de dente. Outras também interessantes são as UA (Universo Alternativo), já pensou ler uma fanfic de Dr. House, só que no período medieval e no leste europeu? As oportunidades são ilimitadas, basta ter criatividade!

Mas então, se é uma criação baseada noutra que já existe? Fanfic não seria plágio? 
Em primeiro lugar, fanfics são escritas sem fins lucrativos, você não vai ganhar por escrevê-las, nem as pessoas vão pagar por isso. Segundo, que geralmente há o disclaimer onde o autor a quem os personagens, enredo ou outros elementos da história realmente pertencem. A fanfic nada mais é do que uma reescritura de um fã ou uma nova história em homenagem e relação ao assunto que gosta, como quando fazemos blendings e wallpapers com as imagens das coisas e/ou pessoas que gostamos.

Se alguém se interessar, meu perfil do FF.net ta na página "A Autora". São de Harry Potter, mas por que não dá uma lida? É um mundo bem divertido, e diferente.



Fontes de uso: Wikipédia, O nerd escritor

9 comentários:

  1. adoro ler e escrever fanfics, é um vicio já, rs.
    vou ler as suas, adoro harry potter.
    muito bom o blog, bjs ;*

    ResponderExcluir
  2. Acho muito legal essa coisa de Fanfic *o* O problema é que tem gente que confunde com as tais "Webs", que tem um próposito bem diferente. Adorei, adorei, adorei *-*

    ResponderExcluir
  3. obrigada *-* ah desculpem alguns eventuais erros, me empolguei que nem revisei antes de postar #vergonha. E também esqueci de por que as duas primeiras imagens foram tiradas da internet e manipuladas por mim via photoshop, e selo aí embaixo foi de criação minha. o/

    ResponderExcluir
  4. Então eu vou reescrever a vida de Madonna!

    ResponderExcluir
  5. Nunca me liguei em Fanfic, mas acho que, se bem feito, fica bem divertido.

    ResponderExcluir
  6. aa muito legal, com certeza vou dar um passadinha por lá ! Parabéns pelo post. :D

    ResponderExcluir
  7. n sabia q existia agora sei e achei bem interessante!

    http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. belo blog,gostei muito
    estou te seguindo
    se der dá uma passada no meu
    http://cafajestesedentarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Super interessante isso. bjs
    ]
    http://coposcheiosdevodkaerocknroll.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante pra mim! :)