[RESENHA] - Amazônia: um caminho para o sonho - M.C. Jachnkee

Andei meio sumida né? Mas é que final de semestre sempre é pesado pra quem faz universidade. Enfim, o que importa é que hoje eu estou de volta e vim trazer a resenha de um livro super legal! Esse livro eu consegui ao participar do booktour organizado pela Sarah Marques do Endless Poem. O primeiro booktour que eu participo e me aventurei por se tratar de Amazônia, minha amada região <3 por isso, desde o início eu peço desculpas se for meio tendenciosa, mas é que é difícil gente...




Amazônia: um caminho para o sonho é o primeiro livro da M. C. Jachnkee, que é uma autora nascida em Blumenau, SC, mas que mora em Ascurra (mesma cidade das nossas protagonistas, adianto logo). O livro da Marli (vou chamá-la assim), é produto da sua vivência aqui na região norte e também de uma extensa pesquisa. E de fato, o que você vai notar logo de início foi a preocupação da autora em se informar e aprender sobre o local onde a estória do seu livro se passa. Amazônia é um livro que trata de sonhos, de uma jornada em busca de novos lugares, novas pessoas, mas acima de tudo, em busca de nós mesmos. Nos faz refletir sobre a nossa vida, sobre a nossa terra e sobre a nossa relação com os outros. Um livro que te faz pensar e aprender ao mesmo tempo. Que transforma a História, que costumamos achar maçante, em uma prazerosa leitura (e com o Daniel então...). O livro trata da jornada de quatro amigas, Rafaela, Ana Carolina, Camila e Joana para a região norte, para o meio da Amazônia, junto com o tio de Joana, Daniel. Inicia-se em Manaus, capital do estado do Amazonas, passando por Parintins, Óbidos, Santarém, Fordlândia e encerrando-se em Belém, capital do estado do Pará e onde eu, por coincidência ou não, moro. 
Elas querem conhecer mais sobre a Amazônia, sobre a exótica floresta tropical cuja maior parte pertence ao Brasil, sobre as pessoas que vivem ali, sobre essa região que é tão importante e rica, mas tão esquecida. Elas vem com seus pré-conceitos, coisa que eu já vi tanto, mas nem me incomodo mais. Só que elas não tentam comparar suas realidades, mas ao contrário tentam aprender a importância das diferenças. A Marli ressalta o livro todo o respeito com a cultura, com as particularidades de cada local, além de contar de uma forma dinâmica as histórias das cidades pelas quais as personagens passam, levantando e mostrando um pedaço de história que ao resto do Brasil é esquecido, ou negado. É um livro maravilhoso, que inclusive me ensinou coisas que nem eu mesma sabia, e só me fez pensar que se eu tivesse lido um livro desses na escola, quando tinha que assistir aula de "Estudos Amazônicos", talvez achasse menos chato, haha. Foi um prazer enorme ler sobre minha região, meu estado sob o ponto de vista de outra pessoa, o livro é maravilhoso e como o livro não é orfão, tenho certeza de que a autora também deve ser uma pessoa maravilhosa, e humana.



Bom, é isso. Tentei mesmo não puxar sardinha, mas olha gente, super recomendo! :)
Beijos!

2 comentários:

  1. Oi Alê, tudo bom?
    Amei sua resenha, não vejo a hora de começar a ler Amazônia também!
    Vou avisar a Marli da sua resenha!
    Tem promoção nova!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  2. Alê, também super recomendo! hehehe
    Bem, vc já sabe o quanto fiquei feliz com a sua receptividade com o livro. Adoro saber a opinião das pessoas que vivem na região( em especial nas cidades) em que fui para escrever e que estão na história. Eu realmente acredito de que, se as pessoas dessem uma chance para o livro, estariam dando uma chance para a Amazônia! Mundando mentalidades! Desejo que o livro amplie seu leque de leitores e realmente faça a diferença na cultura do nosso país!
    Obrigada por aceitar fazer parte dessa aventura!
    Um dos meus sonhos é poder voltar e fazer o percurso do livro, novamente. Porém, agora, divulgando a obra! Seria D+++
    beijinhos no coração!
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante pra mim! :)