Páginas

Monte seu pequeno negócio, abra um blog!

Vivemos em constante mudança, parece-nos aterrorizante a possibilidade de permanecer o mesmo. Do igual, da monotonia. Criamos, ou fomos imputados, a necessidade de criar, de inovar, de construir novas ideias. Mais do que isso de pô-las em prática.
A mídia nos ensinou que o bom é "fazer-você-mesmo". Que temos sempre que estar "reciclados" ou de olho nas tendências para termos valor. Valor que advém do simples reconhecimento através de estatísticas.
Isso afetou até mesmo o mundo dos blogs. Esse poderia ser um post-reclamação, e talvez até seja. Ando desgostosa com os blogs, ando desanimada para escrever e, acho que pela primeira vez, não é pela ausência do assunto. Mas pela ausência de um comportamento alinhado a tendência que se segue agora. 
Virei velharia, pois a fase de textos opinativos já passou há tempos. Agora estamos na fase do pincel duo fiber, dos tutoriais de make-up, do get ready with me, do look do dia. Uma fase que eu nem vi chegar, que talvez já estivesse ali há muito tempo, mas eu nunca percebi até então.
Agora os blogs viraram negócio, um pequeno empreeendimento em tal nível que existe até pesquisa de mercado com seus leitores. Cada vez é mais difícil identificar o que é uma propaganda, o que é uma opinião. Talvez a mídia tenha conseguido seu fim máximo, se embutir de tal forma nos nossos discursos, que nos confundimos com ela. Toda opinião virou propaganda, inevitalmente. 
E virou de tal forma, que até os posts mais trend topics são o quê? Como ter um blog de sucesso. No mesmo estilo de "pai rico, pai pobre", "se a vida é um jogo essas são as regras". Manuais de auto-ajuda para o sucesso nos blogs, como se fosse algo a ser alcançado, o fim máximo da atividade de blogar. Acho que eu não tenho mais vez nesse mundo em que muitas palavras se tornaram chatas e o interessante são imagens bem planejadas e filtradas para exprimirem sentimentos que deveriam ser naturais.



2 comentários:

  1. Oi sis!!!!! Concordo com quase tudo que tu escreveu, menos com a parte de você não ter mais espaço aqui.
    Blog serve pra gente escrever sobre o que quiser, por isso mesmo que o meu blog tem de tudo que EU GOSTO.
    No dia que eu quiser falar de make eu falo, falar de dor eu falo, do meu dia eu falo, das minhas fotos eu falo e assim por diante.
    Se não quer ler, não leia. Não posso escrever um blog, que é um hobby, por obrigação, por dinheiro.
    Creio qeu só faz isso quem não tem outra opção, ou porque AMA MUITO blogar.
    Eu amo, mas não sei se desistiria da minha carreira por isso. Mas, nunca diga nunca, afinal vemos muita guria aí ganhando milhões por causa de uma pagina na net né? haha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHAIUHEIUAHEIHAUIEHAIUHE verdade né sis. Mas essas dos milhões aí, bem, são as coisas que elas gostam, o que me incomoda é a cópia escrachada, quase automática de muitos blogs, só por causa do dinheiro. Isso aborrece. É um copia-e-cola de colunas, estilos de escrever, até layouts.
      Eu reclamo, mas acabo ficando por aqui, nem que seja pra reclamar né?

      Excluir

Seu comentário é importante pra mim! :)