Páginas

Resenhando: O Guia do Mochileiro das Galáxias




Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 156
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (♥)

Sinopse: Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da “alta cultura” e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

“So long and thanks for all the fish!”


A resenha de hoje é sobre um “clássico” da ficção científica, um livro que originalmente era um programa transmitido pela rádio britânica BBC Radio no final dos anos 70. O Guia do Mochileiro das Galáxias é o primeiro volume de cinco livros, escrito por Douglas Adams. E eu devo dizer que nunca ri tanto ou me senti com tanta vergonha alheia numa leitura quanto nesse livro (na verdade fiquei sim, no segundo volume da série, mas ok). 

Se você espera uma lógica linear nesse livro eu seriamente não recomendo. Ele vai da mais simples até a mais absurda das possibilidades do universo, sim do Universo mesmo. É extremamente irônico, irreverente e até mesmo sarcástico. Aquele típico humor inglês que lembra Monty Pyton pode ser sentido à medida em que você devora as páginas da obra. Algo ligeiramente sutil que às vezes passa até despercebido, mas quando você compreende te faz sentir meio idiota, ou então sentir que algumas coisas e pessoas no mundo são realmente idiotas. 

O livro conta a história de Arthur Dent, Tricia McMillan, Ford Prefect, Zaphod Bebleebrox e, claro, nosso querido robô depressivo, Marvin. Depois da destruição da terra, eles seguem pelo Universo numa nave com gerador de improbabilidade infinita chamada de Coração de Ouro sem saber muito bem do que estão em busca. Na verdade, só Zaphod sabe, ele está em busca do sentido da Vida, do Universo e Tudo o mais.

A história é contada através do Guia do Mochileiro das Galáxias, uma enciclopédia intergaláctica sobre todo o Universo e seus seres, que vem a ser a mais completa e mais barata disponível. Ela é alimentada pelos relatos dos chamados “Mochileiros”, que são pessoas que viajam como “peregrinos” pelo Universo, geralmente munidos de uma Toalha. A toalha é o item mais precioso que um Mochileiro possui, e por isso, eles não vivem sem ela. A leitura se torna cômica exatamente por isso, por misturar a narração da história com detalhes informacionais como se você estivesse visitando um museu com um “guia”. 

Eu li esse livro em Janeiro e confesso que demorei para resenha-lo porque são tantas coisas, tantos detalhes que eu não sabia como escrever sobre ele sem dar muito spoiler ou sem fazer uma dancinha da sedução para que todos lessem. Mas eu super recomendo! É muito divertido, muito mesmo!

4 comentários:

  1. Obrigada pela dica. Ainda não conhecia esse livro e já sei a quem vou recomenda-lo, tenho um amigo que vai adorar esse livro.

    Beijinhos

    Nadia Santos- FB

    http://aminhavidaeumaart.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece bom! Minha irmã tem, e acho que todas as edições!
    Precisa surrupiar dela de uma vez e ler rs

    Kisses ♥
    Thais Moreira / FB
    http://everydaysuper.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu morro de vontade de ler esse livro, mas ainda não o adquiri! Agora eu sei que preciso ler, você usou uma comparação que me obriga a comprar o livro: Monty Phyton (eu amo!). Faz tempo que não leio um livro que eu possa dar boas gargalhadas! :)
    Beijo.
    Ana Karina - FB
    http://daliteratura.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser bem interessante, me chamou atenção, ainda não conhecia ele .

    Kamilla Reis - FB

    http://sourglamour.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante pra mim! :)